- Área: 1280 m²
- Ano: 2020
-
Fotografias:Luc Boegly
Descrição enviada pela equipe de projeto. Situadas no centro do Musée des Arts Décoratifs em Paris, as salas de exposição espacialmente dedicadas à moda estão na Ala Rohan do Louvre, ao longo do Jardin des Tuileries e da Rue de Rivoli. Esta ala foi renovada nos anos 90, com o acréscimo de um piso adicional e com um bloqueio de todas as suas janelas, de modo que sua estrutura arquitetônica não era imediatamente visível.
A preservação do patrimônio arquitetônico, incluindo sua percepção por vezes mutável, foi uma grande preocupação. O edifício foi despojado de sua estrutura original. As paredes, pisos e tetos foram deixados em seu estado original, simplesmente estabilizados com um selante para eliminar maior difusão de poeira. O projeto é minimalista: sem revestimentos, sem coberturas, sem tetos falsos, nada supérfluo.
Nossa missão foi empreendida com discernimento e trouxemos de volta à vida um edifício majestoso. Uma escadaria geometricamente livre une os dois níveis em um movimento de união. As vitrines modulares são instaladas entre cada contraforte, de modo que o layout pode ser alterado conforme a demanda; o museu pode, portanto, abrir-se tanto para o exterior (Rue de Rivoli/Jardins des Tuileries) quanto para o interior.
Cada vitrine está conectada a uma rede de suporte técnico ao longo de dois canais paralelos que delimitam a zona de exposição e a zona pública. Cada vitrine funciona de forma autônoma e oferece uma ampla gama de configurações.
Desenvolvemos um "mecanismo de exposição" que permite aos futuros cenógrafos de exposições planejar suas expografias sem restrições, de acordo com suas necessidades. O Musée des Arts Décoratifs reabre estas "galerias de moda" com uma grande exposição dedicada à famosa revista de moda americana Harper's Bazaar com uma exposição projetada pelo Studio Adrien Gardère.